top of page

Feijão Tropeiro e Feijoada

Reserve seu pedido pelo telefone e evite esperas!

(31) 98519-4413

VICE-CAMPEÃO DO MELHOR TROPEIRO DE BH!
melhor tropeiro de bh_edited.jpg
Logo sem fundo_edited.png
prato.jpg

O feijão tropeiro é um prato típico da comida mineira e para quem visita as nossas cidades é um pedido obrigatório. A história do feijão tropeiro em Minas Gerais vem do período colonial, quando o transporte das mais diversas mercadorias era feito por tropas a cavalo ou em lombos de burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados tropeiros. Até a metade do século 20, eles “cortaram” boa parte do estado de Minas Gerais conduzindo gado.

O feijão misturado à farinha de mandioca, torresmo, lingüiça, ovos, alho, cebola e tempero, tornou-se um prato básico do cardápio desses homens. Daí a origem do nome feijão-tropeiro, numa referência direta aos integrantes das tropas.

Tropeiro e Feijoada TODO DIA!

Qui, Sex e Sáb à noite: Tropeiro, Caldos e Macarrão na Chapa!

23do09do2019 3273_edited.jpg

A feijoada é um dos pratos mais famosos da culinária brasileira, e consiste na mistura de feijão preto, carne de porco e outros ingredientes. Há uma explicação popular inverídica de que o prato teria sido criado pelos escravos, na qual os senhores não comiam as partes menos nobres do porco, como orelhas e pés, e davam tais pedaços aos escravos. A grande inverdade dessa crença popular é dizer que os senhores desperdiçavam comida. Naquele tempo, a escassez e os altos preços dos alimentos tornavam a alimentação muito pobre. Portanto, não tinha como os ricos proprietários rurais ostentarem: a situação era difícil para todos.

Diante dessa realidade, os escravos comiam praticamente a mesma coisa que os senhores. Além disso, deveriam ser bem alimentados, uma vez que seu trabalho era a base da economia na época.

De fato, acredita-se que a feijoada já existia antes na Europa, mas com outro nome: o cozido. Podemos encontrar exemplos do prato na culinária de países como França (cassoulet), Espanha (cozido madrilenho) e Itália (casseruola). Provavelmente, a nossa feijoada foi uma adaptação do cozido europeu, mas com uma grande diferença: o emprego do feijão preto, finalmente uma contribuição tipicamente brasileira.

Design_sem_nome-removebg-preview.png

Reserve seu pedido pelo whatsapp e evite esperas!

(31) 98519-4413

Terça a Domingo - 11:00 a 14:00   (Sábados e Domingos somente para marmitex)
Quinta, Sexta e Sábado - 19:00 às 22:00 - Tropeiro, Caldos e Macarrão na Chapa
Rua Rogério Luciano, 475 - Camargos - BH/MG

FÁBRICA DELÍCIAS DAS GERAES

Praça Atalaia, 137, Camargos - Belo Horizonte/MG 30525-400

(31) 3388-6452      (31) 3388-6641

-

RESTAURANTE TROPEIRO CHEIRO E SABOR

Rua Rogério Luciano, 475, Camargos

(31) 2515-3053

bottom of page